Qualidade de vida por meio da nutrição antroposófica

por | jan 19, 2021 | Alimentação Saudável

Ter qualidade de vida começa com uma alimentação equilibrada, assim como realizar exercícios físicos, manter-se hidratado, trabalhar a saúde mental e espiritual é de extrema importância. Consumindo de forma a variar os alimentos, fazendo boas escolhas na hora de montar o seu prato, aumentam as chances de maior resistência às doenças, vigor físico, disposição e maior vitalidade.

Entretanto, o ritmo agitado que muitas pessoas têm, principalmente nas grandes cidades, pode atrapalhar uma rotina de alimentação saudável, tornando-se um verdadeiro desafio. Muitos acabam se alimentando em horários desregulados, em ambientes inadequados, ingerindo rapidamente a comida, sem contar as vezes que optam pelo fast-food.

Dessa maneira, o organismo não recebe todos os nutrientes necessários para o perfeito funcionamento. Isso gera processos inflamatórios facilitando o surgimento de doenças neurodegenerativas e distúrbios metabólicos, como hipertensão, diabetes e Alzheimer. Assim fica difícil ter qualidade de vida, não é mesmo?!

Portanto, se você se identificou com esse grupo, fique tranquilo(a). A nutrição antroposófica pode te ajudar a conquistar equilíbrio, harmonia, saúde e bem-estar, proporcionando a qualidade de vida que tanto queremos e necessitamos.

Nutrição antroposófica e os benefícios para o corpo, mente e espírito

A antroposofia traz como visão a complexidade da construção humana aplicada a todas as vertentes da ciência, passando pela medicina, pedagogia, artes, agricultura, sociologia, até o estudo do espírito. Assim, para o desenvolvimento do atendimento e planejamento das orientações mais adequadas, há de ser considerado todos os aspectos que envolvem o indivíduo e seu contexto.

Levo em consideração fatores fisiológicos, ambientais, hábitos, biografia, tipo de trabalho que exerce, seu contexto econômico e social, saúde mental, seus objetivos e anseios na vida, entre outros.

Outra característica marcante da nutrição antroposófica é a recomendação de alimentos orgânicos, cultivados sem o uso de adubos químicos e agrodefensivos, ou provenientes da agricultura biodinâmica desenvolvida por Rudolf Steiner.

Toda a estratégia alimentar e as orientações são elaboradas de acordo com todos esses princípios antroposóficos, considerando as particularidades e necessidades do paciente. As orientações alimentares podem incluir grãos, frutas, verduras, legumes e um moderado consumo de carnes, quando necessário.

Na nutrição antroposófica, nada é radical. É possível começar os novos hábitos alimentares de forma gradativa para não haver um “choque” no organismo ou afetar a rotina. Eu faço um estudo completo do paciente antes de começar a desenhar uma estratégia alimentar, assim ele pode se adaptar aos poucos e iniciar um ciclo de mudança de hábitos gradativo.

O tratamento será sempre no ritmo do paciente, sem que ele sinta que precisa dar “um passo maior do que a perna”.

9 benefícios de uma alimentação saudável

Aquele ditado “você é aquilo que come” é uma máxima na nutrição antroposófica, indo além do alimento e abrangendo a tudo o que consumimos e ao que somos expostos.

A nutrição antroposófica leva ao autoconhecimento através de um processo alimentar, proporcionando as condições necessárias para a verdadeira expressão do ser com total liberdade. Além de promover energia, disposição para dar conta do dia a dia e melhorar a qualidade de vida!

Por isso, separei 9 benefícios que você terá com uma alimentação saudável. Confira!

Leia também: 3 benefícios da nutrição funcional ampliada pela antroposofia

Melhor disposição e qualidade de vida

Com uma alimentação balanceada e própria para o seu organismo, o metabolismo ganha ritmo, como uma engrenagem em que todas as peças funcionam em sincronia. Assim, ao acordar sentimos o resultado dessa máquina bem regulada, disposição para realizar as atividades do dia a dia e também para a prática de atividades físicas.

Prevenção de inúmeras doenças

A nutrição que vai além da alimentação e a prática de hábitos saudáveis em harmonia com o meio onde vivemos, afasta a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doença de Crohn, depressão, ansiedade, entre outras.

Perda de peso

Como trabalho preferencialmente com alimentos saudáveis e de boa procedência, um dos benefícios que uma alimentação equilibrada proporciona é a regulação do metabolismo. Um dos fatores que leva ao equilíbrio de peso, o que na maioria dos casos determina a perda de gordura excedentes.

Sem contar que alimentos integrais, ricos em fibras saciam e auxiliam a digestão. O foco é manter a sua saúde em dia e de quebra vai ganhar uns pontos a mais com seu espelho!

Boa noite de sono

Uma boa noite de sono está relacionada com a quantidade e natureza do alimento. O corpo precisa descansar, repor as energias e se refazer, e não gastar energia em processos digestórios. Portanto, sim, existem alimentos que podem prejudicar seu sono, fique atento!

Equilíbrio hormonal

Os alimentos podem auxiliar ou prejudicar a síntese de hormônios que regulam o metabolismo. Por exemplo, dependendo do alimento ingerido sistematicamente, a glândula tireoide poderá se autodesregular, culminando em uma tireoidite irreversível e necessitando de medicamentos de uso contínuo. Melhor evitar, não é mesmo?

Maior longevidade

A alimentação baseada nos princípios da nutrição antroposófica favorece a longevidade pela vitalidade contida nos alimentos. Ela tem relação direta com a procedência, assim como a quantidade das porções para cada indivíduo. Comer mais do que o necessário faz com que seu corpo sofra maior desgaste, envelhecendo precocemente.  

Fortalecimento do sistema imunológico

Micronutrientes como zinco, selênio, ferro e cobre, além das vitaminas A, C, D, E e complexo B são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, com uma alimentação balanceada é possível atingir a quantidade ideal de todas as vitaminas e minerais que precisamos, muitas vezes sem a necessidade de suplementação.

Boa atividade cerebral

Uma alimentação adequada promove a boa saúde neural, podendo evitar o desencadeamento de doenças neurodegenerativas. Determinados alimentos e hábitos conseguem fazer uma proteção do sistema nervoso evitando danos como o aumento desequilibrado da glicose que prejudicam os neurônios, intoxicação por metais pesados, entre outros.

Tudo isso contribui para uma qualidade de vida melhor, você não acha?

Chegou a hora de você dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável e harmoniosa! Agende já sua consulta!

Share This