3 benefícios da nutrição funcional ampliada pela antroposofia

por | out 22, 2020 | Bem-Estar

A antroposofia, que significa “sabedoria do homem”, é uma ciência baseada em questionamentos e muita observação, e tem como ponto central o homem e sua integralidade. Dentre as suas bases, a antroposofia entende que o indivíduo é único, com um conjunto de características e elementos além do corpo físico, como energia, espírito e mente.

Ela pode ser aplicada em diversos âmbitos como a medicina, pedagogia, arquitetura, artes, agronomia e muitas outras. Nutrição é o meu caso. Tenho formação em nutrição clínica, mas a antroposofia, assim como a farmácia, são cernes da minha carreira e ferramentas para os meus atendimentos.

A farmácia, por sua vez, me dá conhecimento para entender as substâncias, os mecanismos e a química dos alimentos, outra importante frente para oferecer um tratamento assertivo. Além de proporcionar uma orientação melhor aos pacientes polimedicados.

Entendendo alguns pontos importantes que envolvem a antroposofia

Segundo a antroposofia, um ser tem sua essência baseada em pontos como estes:

Equilíbrio do sistema nervoso

O sistema neurossensorial se concentra na cabeça, mas se estende para todo o corpo. É por meio dele que captamos luz, sons e alimentos. O sistema está relacionado com as raízes da planta, que absorvem água e nutrientes, revitalizando o sistema neurossensorial.

Equilíbrio do sistema rítmico

Já o sistema rítmico corresponde ao centro do corpo, onde está o pulmão e o coração. É lá que ocorrem os movimentos respiratórios e circulatórios, assim como há o movimento da seiva no caule e as trocas gasosas nas folhas.

Equilíbrio do metabólico-locomotor

Por fim, o sistema metabólico-locomotor envolve órgãos digestivos e reprodutivos. Ele está relacionado às flores e aos frutos, pois é no polo floral que se encontram o órgão reprodutor e o metabolismo dos açúcares e proteínas das plantas.

Leia também: O que é Nutrição Funcional?

Foco em entender e conhecer o paciente

Tendo em vista todo esse estudo que desenvolvi ao longo dos anos, além das questões já citadas, aplico na prática com os pacientes um olhar único. Analiso toda a sua biografia para entender suas características, personalidade, gostos pessoais, tipo de alimentação, questões sociais, culturais, econômicas, genéticas e epigenéticas, dentre muitas outras.

Todos esses componentes formam um ser individual. A partir desse princípio, me apoio nessa análise para definir uma alimentação personalizada, seguindo as necessidades do paciente.

Construção da qualidade de vida

Todo esse olhar e atendimento baseado na nutrição clínica funcional ampliada pela antroposofia proporcionam, ao paciente, mais qualidade de vida e equilíbrio. Afinal, entendo que a nutrição não é somente o que consumimos, mas também aquilo que nos permeia, o que vemos, ouvimos, sentimos, fazemos e projetamos para nós e nossos relacionamentos.

No meu atendimento, percebo o alimento como possibilidade, tirando o melhor dele para cada paciente. Isso porque muitos podem oferecer benefícios ou malefícios de acordo com as necessidades de cada organismo e é importante levar todos os fatores em consideração.

Ainda em relação aos alimentos, dou preferência a Agricultura Biodinâmica, um modelo agrícola que entre outras características, não faz uso de adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios, respeitando o tempo de cultivo de cada alimento, sua estação, o tipo de terra em que é plantado, tudo para trazer as forças arquetípicas de cada alimento.

Essa prática relaciona as constelações e meios de cultivo com base em um calendário celeste. De acordo com os conceitos biodinâmicos e dependendo do signo da época, algumas plantas evoluem melhor do que outras. A divisão é feita em quatro elementos: água (flores), terra (raízes), fogo (frutas) e ar (folhas).

Trabalho feito passo a passo

Mudanças exigem tempo e adaptação. Por isso, a nutrição funcional ampliada pela antroposofia que pratico com os pacientes segue pequenos passos para uma mudança completa e integral, nos diferentes âmbitos da vida.

Dessa forma, consigo ter assertividade em condutas de pacientes com diferentes patologias em um trabalho nutricional personalizado. Para agendar uma consulta, entre em contato comigo!

Share This