Nutrição para diabéticos: Entenda como ela pode ajudar

por | jan 19, 2021 | Alimentação Saudável

A nutrição para diabéticos precisa ser muito especial, uma vez que o excesso de glicose no organismo, muitas vezes provocado pelo consumo exagerado de carboidratos simples, pode gerar uma série de problemas de saúde relacionadas ao metabolismo e doenças neuro-degenerativas.

O Diabetes Mellitus (DM), uma doença que causa desordem metabólica, atinge 16 milhões de brasileiros, sendo que sua taxa de incidência mundial cresceu 61,8% nos últimos dez anos, segundo dados da OMS.

O diabetes tipo 1 está ligado a uma tendência genética, ou seja, imutável. No entanto, estudos mostram que fatores externos como estilo de vida, sendo o principal deles a alimentação, são componentes que pesam muito mais do que a genética no desencadeamento dessa e de outras doenças. Assim também se comporta o diabetes tipo 2, que pode ser retardado ou prevenido.

Para tanto, é preciso desenvolver uma estratégia alimentar que além de suprir as necessidades nutricionais do paciente, torna-se o principal tratamento do diabetes mellitus do tipo 1 ou 2.  

A nutrição para diabéticos deve ser muito bem planejada, pois determinará o controle glicêmico diário, evitando a hipoglicemia e picos de glicose. A glicemia descompensada ao longo do tempo, é o principal gatilho para o surgimento das comorbidades e complicações decorrentes do diabetes, como hipertensão, doença renal crônica, retinopatia, entre outras.

Existe diferença no tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2?

Sim, existe diferença tanto na estratégia alimentar quanto na associação de medicamentos. O diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune cujas células produtoras de insulina são destruídas, fazendo com que o paciente seja insulinodependente e precise injetar a insulina que teoricamente o corpo deveria produzir.

Já o diabetes do tipo 2 pode ser controlado apenas pela ingestão de alimentos adequados e, em alguns casos, o paciente necessita de medicamentos hipoglicemiantes ou estimulantes para uma melhor secreção de insulina.

Indubitavelmente, o fator decisivo para o efetivo controle glicêmico é a alimentação adequada, levando em consideração as necessidades do paciente, atividades diárias, seu gasto energético e a resposta que o seu organismo tem diante de todos esses fatores.

Vantagens do plano alimentar de nutrição para diabéticos

Quando se fala em nutrição para diabéticos, muitos acreditam que a dieta deve ser limitada e restrita a alimentos que não são apetitosos. #SóQueNão! Não se trata de uma dieta para diabéticos, e sim de uma alimentação voltada para uma condição especial. Ela é variada, colorida, saborosa e nutritiva, composta por alimentos in-natura, como frutas, legumes, verduras, sendo crus e cozidos, ricos em enzimas e fibras que colaboram para normalizar não apenas a glicemia, mas também os níveis de colesterol e ácido úrico. E tem mais, ajuda a manter o corpo no seu peso e forma ideais! Vale a pena, não acha?!

Leia também: Diabetes e estresse emocional: Entenda a relação

Como posso ajudar?!

Agora você já sabe que a mudança do estilo de vida e a adoção de uma alimentação saudável são aliados importantes para o tratamento e prevenção do diabetes, assim como para tantas outras doenças crônicas não transmissíveis.

Mas lembre-se, cada caso é um caso. Portanto, seu plano alimentar precisa ser equilibrado e desenhado exclusivamente para você, levando em consideração suas necessidades e particularidades. Por isso, é fundamental que você procure orientação de um nutricionista, tanto para o tratamento quanto para a prevenção do diabetes. Estou pronta para te ajudar com a nutrição para diabéticos! Agende sua consulta!

Share This