Diabetes e estresse emocional: Entenda a relação

por | out 22, 2020 | Bem-Estar

Você já ouviu falar sobre a relação entre a diabetes e estresse emocional? Antes de abordar essa questão, primeiramente você precisa conhecer mais detalhes sobre o Diabetes.

A princípio, o Diabetes Mellitus é uma doença crônica, progressiva e silenciosa, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Isso acontece quando se tem pouca insulina circulando ou quando esse hormônio não é secretado e aproveitado adequadamente pelo organismo.

Um estudo da Federação Internacional de Diabetes mostrou que o número de brasileiros com diabetes cresceu 31% nos últimos dois anos. Existem três tipos de diabetes mais recorrentes: Diabetes Tipo 1 (DM1), Diabetes Tipo 2 (DM2), que é a mais comum, e a Diabetes Gestacional (DMG). Mais recentemente foi identificada o DM do tipo 3, relacionada com doenças neurodegenerativas.

De acordo com especialistas, é possível que o estilo de vida pouco saudável ou problemas hereditários sejam os principais responsáveis pelo surgimento dessa doença. Mas, fatores emocionais, entre eles o estresse emocional, podem contribuir para o desenvolvimento e surgimento do Diabetes.

Existe Diabetes Emocional?

A relação entre diabetes e estresse emocional começa quando emoções extremas interferem diretamente nos níveis de glicose e insulina. Se a pessoa tiver alguma predisposição à doença, é bem provável que ela desenvolva o distúrbio após esses episódios.

Entretanto, ela não será diagnosticada com Diabetes Emocional, mas sim com Diabetes Tipo 2. Por isso, se você já tem essa predisposição, é bom ficar atento(a) aos sinais.

Relação entre estresse e os níveis de glicose

O estresse é o conjunto de reações mentais e/ou físicas do organismo diante de situações que exigem muito esforço emocional para serem superadas. Quando se passa por um período de tensão, o organismo acredita estar em perigo e libera mais hormônios.

Esses hormônios têm a função de distribuir energia (glicose) às células que, por diversas vezes, já não conseguem realizar essa tarefa em diabéticos ou pré-diabéticos. Sem insulina suficiente os níveis de glicose circulando no organismo sobem, em outras palavras, a glicemia fica descompensada.

De acordo com a Associação Internacional do Controle ao Estresse, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo em um ranking com dez nações. Aproximadamente 70% dos brasileiros estão estressados, perdendo apenas para o Japão.

Principais sinais de estresse

Cada pessoa é única e passa por determinadas situações de uma forma diferente. Mas, no geral, podemos citar alguns sinais que se destacam e podem ser resultado de um grande pico de estresse:

  • Dores (na cabeça, no estômago ou gastrite, dor no peito)
  • Diarreia ou constipação
  • Baixa imunidade (resfriados constantes ou infecções)
  • Náuseas ou tonturas
  • Perda de libido
  • Sudorese excessiva
  • Problemas dermatológicos

É importante salientar que o acompanhamento de uma equipe médica é crucial nesse momento para identificar se realmente se trata de um pico de tensão, diabetes e estresse emocional ou outra patologia.

Leia também: Diabetes x Alimentação: 4 hábitos que podem desencadear a doença

Como evitar o diabetes e estresse emocional?

Boas noites de sono

Procure ter uma boa noite de sono. De acordo com especialistas, dormir entre sete e oito horas por dia já é o suficiente para diminuir os riscos de insônia e obter todos os benefícios que uma boa noite de sono proporciona ao corpo e à mente.

Tome bastante água

O humor pode ser alterado pela desidratação, assim como a absorção de glicose pelas células.  Portanto, beba cerca de dois litros de água de boa qualidade por dia, de preferência em temperatura ambiente. Mas vale consultar um nutricionista para que ele indique o volume ideal de água de acordo com seu biotipo e atividades diárias.

Tenha uma dieta balanceada

Evite os chamados açúcares simples, presentes nos doces e massas, pois são absorvidos facilmente e levam a picos de glicemia. Opte por uma alimentação rica em fibras, verduras, legumes e frutas. Uma nutricionista é capaz de entender as necessidades do seu corpo e delimitar uma dieta regrada para evitar o Diabetes e estresse emocional, assim como outras patologias.

Pratique atividades físicas

Pratique exercícios físicos regularmente. Essas atividades atuam positivamente na sua mente, liberando hormônios de bem-estar e melhorando o humor. Além disso, fortalecem os músculos, melhoram o sistema cardiorrespiratório e, em casos de pacientes com diabetes, mantém os níveis de açúcar no sangue controlados.

Pratique meditação

Meditar é uma excelente maneira de aliviar o estresse. Afinal, a prática reduz a descarga de hormônios da tensão, como o cortisol, e de quebra turbina a imunidade.

O mais importante: como já citamos, é fundamental o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Enquanto o médico faz o diagnóstico do Diabetes e direciona o tratamento, o nutricionista elabora as melhores estratégias de acompanhamento e combate à patologia.

Lembre-se, é altamente recomendado uma mudança de hábitos e somente um especialista pode entender todas as suas características, biografia e necessidades para fazer as melhores recomendações!

Enfim, ficou claro para você a relação entre diabetes e estresse emocional? Deixe sua opinião nos comentários!

Share This