A nutrição como prevenção da hipertensão

por | jan 15, 2021 | Alimentação Saudável

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, afeta cerca de 30 milhões de brasileiros, ou seja, um a cada quatro pessoas têm a doença. É uma condição totalmente relacionada à alimentação e ao estilo de vida. Será que você tem se alimentado de forma saudável?

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, os riscos de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais, AVCs, entre outros, é significativamente maior.

Embora as complicações possam ser severas, pessoas hipertensas têm condições de ter uma vida longa e saudável a partir do cuidado com a alimentação. Por isso, é importante prestar muita atenção nos alimentos ingeridos durante o dia a dia, além de contar com a ajuda de um especialista para definir a dieta mais adequada para o caso.

Neste artigo apresento os vilões e ajudo você a entender e escolher quais os alimentos mais saudáveis e adequados que podem auxiliar na prevenção e controle da hipertensão. Continue a leitura!

Sal, o maior vilão da hipertensão

A ingestão excessiva do sal está ligada ao aumento do risco de doenças crônicas, entre elas a hipertensão. Esse é um dos principais fatores para a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, aneurisma, insuficiência renal ou problemas cardíacos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia (ou 2 gramas de sódio, mineral que compõe o sal).

Entretanto, o brasileiro ingere em média 9,34 gramas, quase o dobro do recomendado pela OMS. Isso é o que revela um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ainda segundo o estudo, homens e jovens são os que mais exageram nesse consumo.

Isso não significa que é preciso cortá-lo de vez das refeições. Pelo contrário, em quantidade correta, ele equilibra a pressão arterial.

Leia também: Alimentação Funcional: Conheça os benefícios

Dieta DASH para o controle da hipertensão

Criada na década de 90 por cientistas norte-americanos, a dieta DASH estimula o consumo de alimentos pobres em gordura saturada e ricos em fibras, potássio, magnésio e cálcio, como frutas, legumes e laticínios.

Ou seja, o principal objetivo é reduzir a pressão arterial sem cortar o sal, sendo muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Vou falar a seguir mais sobre essa dieta que pode ajudar no tratamento da hipertensão, mas saliento a importância do acompanhamento com o nutricionista. Somente ele pode delimitar os alimentos mais adequados considerando as características de cada pessoa e as necessidades de acordo com o organismo e comorbidades.

Alimentos sugeridos para consumo

  • Frutas
  • Legumes
  • Verduras
  • Grãos integrais (aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa)
  • Leite e derivados desnatados
  • Gorduras boas (castanhas, nozes, avelã, azeite)
  • Carnes magras (peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas)

Alimentos que precisam ser evitados

  • Doces e alimentos ricos em açúcar (biscoito recheado, refrigerante, achocolatado, massa pronta para bolo e demais produtos industrializados)
  • Alimentos ricos em farinha branca (biscoito, macarrão, pão branco etc.)
  • Alimentos ricos em gordura saturada (carne vermelha rica em gordura, salsicha, linguiça, bacon etc.)
  • Alimentos com muito sódio (cubo de caldo de carne, sopa em pó, comida pronta congelada etc.)
  • Bebida alcoólica

Share This