Agricultura biodinâmica: o que é?

por | out 28, 2021 | Bem-Estar

O alimento percorre um longo caminho até chegar ao nosso prato. Você já parou para pensar nisso? Há diversas técnicas de cultivo de frutas, legumes e verduras, como a agricultura biodinâmica, e é importante ficar atento em relação à origem e qualidade do que comemos.

O alimento é nossa fonte de energia e substrato que nutre nosso corpo. Nos alimentos encontramos forças plasmadoras que mantém nossa estrutura física, iluminam nossa alma e inundam nosso organismo de vitalidade.

Assim podemos elaborar nossa vontade de atuação de forma mais equilibrada: pensamos e falamos com mais clareza, conseguimos verdadeiramente ouvir o outro e acolher as diferenças com compaixão.

Hoje trago um pouco sobre a agricultura biodinâmica e como ela pode trazer benefícios e qualidade de vida.

Vamos começar entendendo o que significa agricultura biodinâmica

Essa técnica de cultivo foi fundamentada por Rudolf Steiner, em uma série de palestras que realizou na época de Pentecostes, em 1924. Ela segue um ciclo dinâmico, orientado pelo  equilíbrio entre a função social e o respeito pela natureza, criando e preservando o ecossistema. Em uma fazenda biodinâmica, podemos ver os animais, terra, água e o ser humano em harmonia.

Os agricultores têm um cuidado especial na tratativa do solo, resgatando a conexão do  homem com a natureza e seu ritmo, algo que foi sendo esquecido ao longo do tempo, mas que é fundamental no auxílio para o desenvolvimento da consciência e coerência via alimentação. Afinal fazemos parte do ciclo da natureza, pois voltamos a ser substrato para o solo quando morremos e atualizamos à terra animicamente com nossas vivências e fisicamente com nossos corpos. Portanto, o que consumimos ao longo de toda a vida pode revitalizar ou deteriorar nossa terra.

Sem uso de agrodefensivos, agrotóxicos ou fertilizantes artificiais

A agricultura biodinâmica é limpa e permite que as plantas se desenvolvam e criem suas próprias defesas, com um ciclo natural. Quando a planta cresce num ambiente favorável ao seu desenvolvimento, incluindo suas próprias defesas, resulta em um alimento mais potente, cheio de força e vitalidade.

Ao usar agrotóxicos e fertilizantes químicos, não só impedem que a natureza siga o seu curso, mas também eliminem insetos que fazem parte das polinizações e manutenção de um ecossistema delicado e importante para todos nós.

Alimentos empobrecidos de nutrientes pelo rápido crescimento e a falta de vitalidade, leva a uma alimentação igualmente pobre e desvitalizada. Isso gera um impacto na saúde das pessoas, levando ao surgimento de diversas doenças, sejam crônicas, autoimunes e até câncer.

Quais os princípios dessa agricultura?

A agricultura biodinâmica é ressonante com a natureza, respeitando o solo e mantendo-o saudável. Essa técnica agrega valores espirituais e conscientes à produção de alimentos. Considera as leis da natureza e preserva de forma inteligente e sustentável um ecossistema em torno da produção. As soluções propostas pela agricultura biodinâmica, para todo o tipo de questões e problemas, são originadas da própria natureza, através do seu estudo e observação, por exemplo, se cultivamos uma determinada planta que necessita de 50% de sombra. Seria interessante plantar árvores maiores e com raízes profundas entre as plantas do cultivo, assim proveriam sombra à produção. Outro exemplo é cultivar outras plantas que tem ressonância com a produção e servem de proteção contra pragas, e cobertura e manutenção da umidade para o solo.

Leia também: Nutrição e a consciência espiritual para uma vida saudável

Em uma produção de agricultura biodinâmica tudo é aproveitado e tem o seu valor. Os subprodutos são tratados e postos à serviço da produção novamente, realimentando o ciclo de produção. Isso ajuda a manter a revitalização e regulação do solo.

Existem alguns preparados naturais que agem como “repelentes” de pragas, e outros que fortalecem a planta, não como os fertilizantes químicos que as fazem crescer abruptamente. Mas como elementos que ajudam a nutrir a sua vitalidade, ajudando no desenvolvimento das suas defesas naturais.

A técnica ainda contribui para o aumento de ilhas de produção sustentáveis, ampliando a atuação de agriculturas familiares dentro do cinturão verde das cidades.

Ciclo de plantio na agricultura biodinâmica

Maria Thun, uma agricultora alemã que seguia os ensinamentos de Steiner, estudou por anos a influência dos astros no plantio e em todo o ecossistema ao redor. O resultado do seu trabalho foi um calendário biodinâmico orientado pela astronomia (técnica milenar, conforme o movimento da lua e dos planetas segundo as constelações do Zodíaco) e pela ciência espiritual.

Como identificar um alimento biodinâmico?

Atualmente, a agricultura biodinâmica está presente em mais de 40 países. E a certificação que identifica esse tipo de produção no Brasil é o Selo Deméter. É possível encontrá-los em algumas feiras orgânicas e redes de supermercados.

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Entre em contato comigo!

Share This