Nutrição e a consciência espiritual para uma vida saudável

por | jun 11, 2021 | Alimentação Saudável

A nutrição é um dos fatores fundamentais para viabilizar o desenvolvimento de uma consciência espiritual.

Precisamos nos atentar de que forma nos alimentamos, pois a ingestão sistemática de alguns alimentos pode atrapalhar o aprimoramento de uma função cerebral mais criativa e consequentemente impedir um despertar espiritual. Na mesma medida a inserção de alguns outros alimentos atuam promovendo esse desenvolvimento.

A resposta dada por Steiner quando era indagado sobre exercícios espirituais e meditações que não surtiam o efeito desejado era: “é uma questão alimentar”.

Sazonalidade dos alimentos

A sazonalidade faz parte integralmente das práticas salutares, tanto individual quanto social. Faz parte também do grande ciclo da Terra que compreende a forma correta de agricultura e seus produtos, fornecendo uma variedade de alimentos ao longo desse ritmo anual.

Para que se tenha condições de trilhar esse caminho adequadamente e para darmos os primeiros passos, alguns nutrientes são fundamentais, como a sílica, ferro, magnésio e fósforo. Eles são encontrados com bastante frequência em uma alimentação regular (comida de verdade), balanceada e que contempla a sazonalidade.

Quando respeitamos a época do plantio, cultivo e colheita de frutas, legumes e verduras, assim como dos cereais, a quantidade e necessidade de adubos químicos e agrotóxicos é muito menor.

Esses fatores são determinantes para a qualidade nutricional e anímica desses alimentos. Na sua relação com o macrocosmo e nos efeitos em nosso corpo, assim como na sociedade. Isso nos leva a outro ponto de reflexão nesse processo de nutrição: a tomada de consciência.

Consciência e nutrição

A tomada de consciência é elaborada de forma individual, no entanto não deve permanecer contida no próprio ser. A consciência é a fundação para o homem atuar na sociedade e somente por esse motivo não pertence ao indivíduo, mas sim a todos.

O consumo de alimentos orgânicos, biodinâmicos e de produção responsável é ideal para fornecer nutrientes livres de xenobióticos. Eles carregam a força arquetípica e a vitalidade natural própria do alimento, importante nessa nutrição.   

Assim, o alimento não será um entrave para o despertar das espiritualidades.Mas, sim um estímulo vivificado para o metabolismo ter seu funcionamento adequado e estar livre, fortalecido para a promoção do desenvolvimento que nos cabe.

Leia também: Como melhorar a sua relação com a comida?

A força do alimento no contexto da nutrição

O alimento pode atrapalhar ou abrir portas libertadoras. Uma alimentação harmoniosa frente aos propósitos do homem promove as capacidades de pensar com clareza, sentir com compaixão e um atuar seguro e objetivo. Assim, a vida do homem deixa um legado legítimo e mais consciente para a terra e para as futuras gerações.

Comer “qualquer coisa” é pensar “coisa alguma”. Explico: se não tiver uma atenção, cuidado e consciência com o que você come, pode passar o dia sem verdadeiramente sentir e pouco construir.

Consulta com um profissional

Como primeira tarefa para uma nutrição individualizada, o trabalho desenvolvido em consultório é de orientação e acompanhamento. Além de estimular o paciente no processo de tomada de consciência, em direção a uma alimentação adequada aos propósitos da vida, respeitando seu tempo e realidade.

Para atingir um objetivo maior são necessários pequenos e importantes passos, legitimando as conquistas desse trilhar. O caminho da nutrição é um resgate das necessidades mais íntimas do ser, um movimento individual, mas que ressoa e replica suas benesses em todos à sua volta.

Share This