Como melhorar a sua relação com a comida?

por | abr 22, 2021 | Alimentação Saudável

Você já pensou sobre a sua relação com a comida? Muito mais do que saciar a fome, o alimento nutre a vontade de agir para alcançar os objetivos da alma.

Na antroposofia, o alimento também precisa estar em harmonia com o todo, integrando o macrocosmo (o mundo em suas dimensões materiais, espirituais e cósmicas) ao microcosmo (o ser humano, como um pequeno universo particular). E é justamente dessa coerência que precisamos!

Os vegetais folhosos e frutos, por exemplo, são fontes ricas em propriedades luminosas, essencial para todas as manifestações da vida. Eles trazem a energia solar em seu interior, fortalecendo o corpo e revitalizando o metabolismo e o sistema rítmico (ligado ao coração e aos pulmões).

Já os alimentos proteicos estão conectados com a nossa força aqui na terra. Isso porque nós somos constituídos por moléculas proteicas (aminoácidos) e tudo o que comemos passa por uma reformulação até se tornar uma proteína própria do nosso corpo.

Mas como começar a ingerir mais esses alimentos e modificar alguns hábitos tão comuns na rotina? Confira as minhas sugestões a seguir:

Como ter uma boa relação com a comida?

Evite sistematizar a ingestão dos alimentos

Uma das sugestões para ir gradativamente melhorando a sua relação com a comida e tornando-a algo positivo é evitar a sistematização. E o que isso quer dizer? Por exemplo, sabemos que incluir frutas e verduras nas refeições é muito importante, mas não é ideal escolher sempre os mesmos alimentos para todos os dias.

A exemplo do tomate e alface, muito comuns nas mesas dos brasileiros. É essencial variar e explorar diferentes alimentos, como substituí-los por rúcula, pepino ou rabanete. Fique ligado na sazonalidade, que oferece variabilidade e uma melhor qualidade dos alimentos.

Isso também vale para os produtos alimentícios que contém substâncias químicas agregadas, como os condimentos e realçadores de sabor, usados com frequência para conservar e “melhorar” o sabor da comida.

Eles podem ser considerados como agentes agressores do nosso organismo, que precisará trabalhar dobrado para metabolizar e recuperar células danificadas. Esse é um processo que pode promover severas patologias como câncer, portanto reveja seus hábitos: o que você utiliza para preparar seus alimentos?

Vá ao supermercado com foco e objetivo

Outro ponto na relação com a comida que precisa de atenção é o supermercado. Você já se viu nessa situação: foi fazer as compras com fome e acabou pegando diversos itens que não estavam no planejamento para “beliscar” no caminho para casa?

Ou deixou de fazer uma lista e comprou alimentos que não precisava? Fique tranquilo, isso é muito comum! Tenho uma sugestão: que tal planejar com antecedência o que você quer preparar como refeição ao longo da semana, montar uma lista e só então partir para as compras de fato?

Essa prática pode parecer simples, mas ajuda muito a manter uma alimentação equilibrada e escolher os itens mais interessantes para compor o seu prato.

Lembre-se de planejar as combinações, como o que vai acompanhar o peixe ou a carne, sem precisar ser sempre o famoso arroz e feijão, por exemplo.

Essa boa relação com a comida e a ida ao supermercado também afetam diretamente o combate ao desperdício e evitam o consumo exagerado.

Alimentos orgânicos e biodinâmicos

Para termos uma boa relação com a comida é fundamental termos consciência daquilo que ingerimos e nos atentarmos à qualidade e procedência dos alimentos que colocamos no prato. Afinal são esses mesmos alimentos que, imbuídos de vitalidade, irão nos constituir e fornecer energia para agirmos no mundo. Nessa hora pensamos nos orgânicos e biodinâmicos, livres de agrotóxicos e substâncias químicas disruptoras do nosso sistema hormonal.

Os Disruptores do sistema hormonal (Des – Disruptores Endócrinos) são constituintes exógenos de substâncias químicas que causam desordem hormonal, ou seja, substâncias químicas que interferem na saúde humana e no meio ambiente. Lembrando que os hormônios são substâncias químicas naturalmente produzidas por células do corpo que regulam nosso metabolismo.

Os alimentos orgânicos e biodinâmicos minimizam esses interferentes de grande impacto sistêmico e neuronal no nosso corpo.

Ademais, nossa relação com a saúde humana e o meio ambiente se torna mais leve, segura e harmônica entre nós e a natureza, entre o micro e macrocosmo, surgindo uma ressonância no atingimento aos nossos objetivos.

Assim também acontece a nossa relação com a comida, a partir da nossa consciência e nossas ações entramos em harmonia com o que comemos.

A agricultura biodinâmica é regida pelos ciclos da natureza e seus processos básicos são livres de pesticidas ou fertilizantes artificiais.

O respeito pelo equilíbrio do ecossistema é soberano, como o cultivo diversificado de acordo com a sazonalidade e as necessidades da terra sendo supridas por insumos biotransformados da própria natureza. Com foco na sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Leia também: Checklist básico para uma alimentação saudável

Alimentação e as crianças

A relação com a comida começa desde criança. Na verdade, ela tem início antes mesmo de uma pessoa ser gerada. A forma como os pais se preparam para a chegada do filho, tanto em relação aos hábitos alimentares como outras práticas, influenciam diretamente na saúde da criança que está por vir.

Por exemplo, sabe-se que pais com maus hábitos alimentares, ou até mesmo sociais, como a bebida e o fumo, contribuem para uma genética ruim para o feto.

Outro ponto importante é acompanhar todas as fases de crescimento da criança, desde a gestação e nascimento até o aleitamento materno exclusivo e transição alimentar, para trabalhar a relação adequada com a comida por toda a sua vida. Mas isso é assunto para outro artigo, não é mesmo?

A digestão e a relação com a comida

Ao longo do texto falamos sobre a relação com a comida e como torná-la adequada e agradável. Reitero: preze por alimentos de qualidade, com boa procedência SEMPRE! Queira saber de onde vem os seus alimentos, quem os produz, como são produzidos. Seja curioso!

Um alimento de má qualidade faz com que o corpo precise dispor de mais energia e tempo para fazer a digestão, ou seja, tornar o alimento ingerido em substâncias próprias.

Essa reflexão se aplica em tudo na vida, afinal também consumimos informações, ideias, relacionamentos e pré-conceitos que recebemos diariamente por meio dos nossos doze sentidos.

Todas essas informações precisam ser “digeridas” para serem assimiladas e elaboradas e somente depois devolver ao mundo o que nos foi entregue na forma de ações.

O que a antroposofia diz?

Na antroposofia, a vida deve ser compreendida sob todas as suas faces, ou seja, tudo o que constitui e envolve um indivíduo. E quando falamos em nutrição e alimentação sob esse viés, entendemos que não se trata apenas do que comemos. Mas sim, sobre tudo o que nos permeia, o que escutamos, vemos, pensamos, vivenciamos, aqueles com quem nos relacionamos…!

Portanto, para melhorar a sua relação com a comida, minha sugestão é realmente se dedicar ao seu prato. Evite fazer as refeições em frente à televisão ou mexendo no celular. Afinal de contas se alimentar não toma tanto tempo, então que seja um ato exclusivo. Vale a pena tentar! Reserve realmente um tempo para se alimentar, assim você não come traz para dentro as influências externas!

Continue acompanhando o blog para conferir mais artigos como este!

Share This