Checklist básico para uma alimentação saudável

por | mar 18, 2021 | Alimentação Saudável, Nutrição antroposófica

Nós somos seres com biografias, contextos ambientais e sociais diferentes, portanto, com necessidades igualmente diferentes. Agora, como ter coerência entre o físico e o mental para que tenhamos uma alimentação saudável e um estilo de vida de acordo com nossos valores e princípios?

Afinal, podemos ter uma boa higiene mental, mas se comermos fritura todos os dias no almoço, por exemplo, caminharemos em direção à incoerência. Não adianta termos cuidado com a mente e o espírito se o corpo não está na mesma sintonia. É preciso harmonia!

O primeiro passo é saber por que mudar: há milhares de anos as pessoas vêm se adaptando ao meio em que estão inseridas. Mas, muitas dessas transformações acontecem como um processo evolutivo.

Se você realmente refletir sobre os motivos pelos quais está em busca de um outro estilo de vida, priorizando sua saúde e bem-estar, as respostas vão ajudar a guiá-lo nesse novo desafio.

E por onde começar? Cito abaixo 3 pilares de uma alimentação saudável pensando sempre no corpo e na mente. Eles conectam nossas necessidades fisiológicas com as espirituais, seguindo uma abordagem da nutrição antroposófica.

3 pilares para começar a ter uma alimentação saudável

Antes de começar a colocar nosso checklist em prática, é importante consultar um profissional da saúde. Isso porque cada pessoa possui necessidades diferentes, como por exemplo, patologias que demandam cuidados especiais. Essas particularidades podem mudar completamente o uso e abordagem dos alimentos.

Movimento

Quando pensamos em alimentação saudável precisamos ir além. Afinal, somos o que comemos, e a forma como cuidamos do nosso corpo, mente e espírito, impacta diretamente na nossa saúde e qualidade de vida.

Praticar atividades físicas com frequência ajuda a:

  • Ativar processos metabólicos, queimando calorias
  • Aumentar a oxigenação dos músculos e cérebro, o que colabora para pensarmos melhor, com mais clareza
  • Promover uma sensação de satisfação para consigo mesmo

Ingestão de água

Provavelmente você já ouviu falar que nosso corpo é composto, em boa parte, de água. A falta dela afeta diretamente as nossas funções básicas, pois é a água que faz com que tudo funcione de acordo, como o óleo nas engrenagens de um motor.

A água ajuda a desintoxicar nosso organismo, eliminando toxinas que ele mesmo produz, aumenta os processos metabólicos e melhora nossa oxigenação celular, além de diversos outros benefícios.

Minha recomendação para ajudar a saber qual a quantidade ideal para o seu corpo é: fique com uma garrafa durante o dia e observe quantas vezes foi necessário enchê-la.

É importante salientar que 2 pessoas com o mesmo tamanho e altura precisam ingerir quantidades diferentes de água. Isso porque são pessoas diferentes, com necessidades distintas. Por exemplo, se houver uma patologia envolvida, é preciso analisá-la e ver como a ingestão de água pode impactar no tratamento.

Alimentação saudável e os ultraprocessados 

Com uma rotina atribulada, muitas pessoas optam por fast-foods e os chamados ultraprocessados, como o cappuccino pronto e salgadinhos. Esses produtos alimentícios alteram o alimento de origem e costumam ter adição de conservantes, sal, açúcar, dentre outros.

Além do aumento de calorias, que leva à obesidade, essas comidas podem estar ligadas a diversas outras patologias. Por isso, para começarmos o caminho em busca de uma alimentação saudável, encontrar alternativas para os processados e ultraprocessados é fundamental.

Com esses 3 pilares, é possível sentir uma verdadeira transformação, a começar pelo aumento da energia para as atividades diárias, até prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Leia também: Qualidade de vida por meio da nutrição antroposófica

Como aliar essas mudanças com o estilo de vida?

Para começar a mudar os hábitos, é necessário ter dedicação, pois é uma transformação gradativa. Confira algumas recomendações que separei:

  • Mastigue bem o alimento, isso facilita o processo de digestão e ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes (lembre-se, o estômago não tem dentes!)
  • Diminua a ingestão de sal, açúcar e condimentos nas suas preparações e receitas
  • Evite cigarros e bebidas alcóolicas
  • Prefira aventurar-se na cozinha preparando sua comida, aos fast-foods.

Em quais alimentos devo apostar?

Para ter uma alimentação saudável compatível com as necessidades do seu organismo, é essencial ter a ajuda de um especialista. Mas há alguns tipos considerados “indicados” em muitos casos, como:

In natura ou minimamente processados para uma alimentação saudável

Provém diretamente da origem animal ou vegetal, como ovo, leite, frutas, verduras e legumes. Além de milho, arroz, feijão, grão-de-bico, entre outros que fazem parte da nossa alimentação, mas que por vezes não ingerimos com frequência.

Alimentos biodinâmicos

 A agricultura biodinâmica segue os princípios antroposóficos. Os alimentos são cultivados pensando nas relações do homem com a terra e sua existência como um todo. Por isso, são livres de agrotóxicos e transgênicos, priorizando o natural, o que vem da terra.

Comece também por realizar boas escolhas no mercado, observando as propriedades dos alimentos e seus benefícios para o organismo.

Por onde começar a ter uma alimentação saudável?

É importante entender que o alimento impacta todos os nossos sistemas. No caso do sistema neurossensorial, por exemplo, tudo o que comemos impacta de forma positiva ou negativa os órgãos que o compõem e o seu bom funcionamento.

Para começar o processo de mudança para uma alimentação saudável, que tal substituir o clássico pão na chapa com café por uma batata-doce com azeite e ervas aromáticas ou um mingau de chia com leite vegetal e frutas da época?

Ou fazer um lanche da manhã com um creme de abacate, que dará mais energia e manterá seu organismo funcionando de forma mais ativa?

Há um longo caminho a percorrer, mas com os cuidados certos e um acompanhamento de um especialista, é possível mudar e muito. Conte comigo para isso! Clique no botão abaixo e me chame para uma conversa!

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