Guia completo de frutas da época

por | jul 29, 2021 | Nutrição antroposófica

Incluir as frutas da época na alimentação traz benefícios para a saúde e proporciona qualidade de vida e bem-estar, uma vez que frutas, legumes e verduras da estação contribuem para uma vida coerente, equilibrada e consciente.

A natureza funciona em ciclos, entre eles temos as estações do ano: inverno, verão, outono e a primavera. Esses períodos trazem não só mudanças na temperatura. Mas também qualidades arquetípicas presentes nos alimentos que vão ao encontro das necessidades do ser humano em cada estação. Assim, a alimentação coerente com o momento impacta no metabolismo para enfrentar com força anímica e disposição as novas etapas que se apresentam.

Por que consumir alimentos em sua sazonalidade?

Existem muitas vantagens de se consumir frutas da época, uma delas é o preço mais em conta pela pré-disposição natural de serem cultivados, lei da oferta e procura da natureza! Ainda por esse mesmo motivo, eles possuem muito menos agrotóxicos e fertilizantes, em especial os que são provenientes dos pequenos produtores.

Na agricultura biodinâmica, por exemplo, existe um cuidado com o equilíbrio e a saúde da terra. Assim como com o ambiente que cerca o seu cultivo, levando em consideração outros ciclos da natureza, como as forças planetárias e cósmicas.

Somente o que é próprio e adequado da época é plantado, sem a utilização de qualquer agente químico, sejam os fertilizantes e aceleradores de crescimento, sejam defensivos agrícolas. O cultivo é cercado de outras plantas (flores, ervas e folhagens) que têm sinergia com os alimentos plantados. Elas trazem proteção contra insetos que podem prejudicar a plantação, atraem abelhas para ajudar na polinização e ajudam a manter o solo fértil e saudável. Dessa forma, é possível aproveitar tudo que o alimento oferece em sua integralidade.

Estações do ano e as frutas da época

Inverno

Na antroposofia, o inverno é a estação em que entramos em contato com as nossas emoções e nos vemos como que em um casulo, vivenciando o mundo interno intensamente. Nessa época, elaboramos com maior contenção nossas reflexões, o que pensamos, sentimos, e o início dos projetos que virão a ser na explosão da próxima estação, a primavera! É essencial vivenciá-la em sua totalidade, pois as estações são espirais da vida que ocorrem na natureza a todo instante dentro e fora de nós, com características marcantes e de forma cíclica.

A sugestão é sempre dar prioridade às frutas da época, mais doces, úmidas e de teor calórico maior, pois é quando precisamos dar energia para o corpo se manter aquecido.

Kiwi, tangerina, morango, tâmara, banana nanica, mexerica, figo e laranja-lima também são alguns exemplos típicos do inverno.

Outro ponto interessante é incluir na alimentação os temperos termogênicos, aqueles que esquentam o corpo, como noz-moscada, cardamomo, gengibre e canela.

Esses cuidados ajudam a trazer mais conforto e bem-estar nos dias mais frios do ano. Afinal, nossa alimentação precisa estar coerente com o momento que vivemos.

Leia também: Como melhorar a sua relação com a comida?

Verão

Já o verão é a estação do fazer, do movimento. Nessa época, desejamos sair, realizar tarefas e colocar para fora tudo o que guardamos e planejamos durante o inverno, tirando as ideias do papel. Precisamos de frutas mais refrescantes, priorizando as que têm potencial adstringente, que limpam e renovam as energias, como o anis-estrelado e o abacaxi.

O verão inspira o romantismo, e combina perfeitamente com as frutas do amor, a exemplo do maracujá e da maçã. Neste período, o indicado é evitar alimentos gordurosos, priorizando as qualidades mais secas (sem gorduras) e frias (refrescantes).

Carambola, coco verde, goiaba, pêssego e ameixa também são algumas das opções mais encontradas no verão.

A primavera com sua explosão de cores e vida, assim como o outono com a queda das folhas em contraponto, são importantes períodos de transição, preparando a natureza para a grande “respiração”. Onde o inverno é a “inspiração” em que colocamos tudo para dentro para ser elaborado, e o verão é a “expiração” em que depois de elaborado, nós devolvemos essa inspiração ao mundo em forma de ação.

Como incluir as frutas da época na alimentação?

Muitas pessoas têm dificuldade de incluir as frutas da época na alimentação. Uma sugestão é fazer bolos e tortas de frutas ou mingau. O próprio preparo do prato é uma experiência a parte, que ajuda a vivenciar o melhor da estação e trazer para dentro de si todas as qualidades ofertadas por ela.

Cereais, legumes e verduras também precisam fazer parte da rotina. Alguns hábitos como realizar atividade física, mantendo-se sempre em movimento e com hidratação adequada, são imprescindíveis para a saúde.

A compra dos alimentos também é um momento que requer consciência, avaliar o alimento pode ser um processo: questionar a sua origem e se realmente ele é coerente com o estilo de vida que você deseja levar, assim como a quantidade comprada, para não correr o risco de desperdiçar alimento, e ter a oportunidade de variar os ingredientes semanalmente.

Explore a variedade de opções disponíveis, considerando a sazonalidade de frutas, legumes, verduras, ovos e peixes.

Boas compras! 🙂

Continue acompanhando meus conteúdos aqui no blog e confira mais assuntos como este!

Share This