Alimentação para hipertensos: Entenda como a nutrição antroposófica age

por | abr 8, 2021 | Alimentação Saudável

Antes de falarmos sobre a alimentação para hipertensos, primeiro é importante entender o que é hipertensão. Ela é uma doença crônica não transmissível, caracterizada por uma tensão aumentada que impacta diretamente o coração.

Uma pessoa hipertensa costuma tomar para si questões e dores, represando emoções, pensamentos e preocupações. Logo, toda essa carga vai adoecendo o corpo, se expressando como um desequilíbrio na pressão arterial sistêmica.

A doença é entendida pela antroposofia como uma manifestação da desarmonia que um indivíduo vivencia, e que precisa ser olhada com muito carinho e atenção. Revisitar sua biografia é o primeiro passo para compreender, acolher e traçar novos caminhos que o levem a um processo de cura, ou seja, a um estado mais equilibrado.

Nesse sentido, a nutrição antroposófica surge como base do tratamento de um hipertenso, por isso vamos desmembrar esse assunto a seguir:

Sugestões para as mudanças de hábitos em pessoas hipertensas

Estilo de vida

Antes de começar de fato a mudar a alimentação para hipertensos, é essencial repensar alguns hábitos que compõem seu estilo de vida. É importante ter um ritmo para o dia a dia, trazendo segurança, estabilidade e paz interna, assim pode-se saber quais serão os próximos passos a serem dados.

Esse cuidado proporciona um senso de prioridade e ajuda a manter o foco naquilo que é importante de forma tranquila, sem tencionar ou exceder as emoções.

Hidratação adequada

A água é um elemento fundamental para o bom funcionamento de diversas funções do nosso organismo, como controle da temperatura, equilíbrio da pressão sanguínea, manutenção do cérebro, intestino e o coração, entre tantas outras funções.

Uma sugestão é fazer pequenas pausas ao longo do dia e lembrar sempre de beber água, sem levar as questões pessoais e preocupações para esse momento. Assim, é possível ter um tempo para simplesmente contemplar as pequenas coisas que muitas vezes não damos atenção e ver a natureza e a vida que existe em cada parte do dia.

Movimento

É essencial trazer mais movimento para a rotina. Com a prática de alguns exercícios é possível ter uma oxigenação melhor, além de um metabolismo mais ativo, que ajuda a eliminar o que o nosso corpo não precisa.

Alimentação para hipertensos

A alimentação para hipertensos demanda alguns cuidados, como:

Tirar alimentos ultraprocessados, processados e desvitalizadores da rotina

Isso porque eles são altamente inflamatórios, contam com uma grande quantidade de sódio e conservantes, e passam por tantas transformações que acabam desvitalizados e pobres. Dessa forma, não conseguem oferecer os nutrientes e vitaminas que nosso organismo tanto precisa.

Alguns exemplos são o requeijão, bolachas recheadas e os famosos salgadinhos.

Alimentação para hipertensos: É ideal evitar sódio, açúcar e gorduras em excesso

É importante entender esses itens como “temperos” que agregam sabor ao alimento, mas que não devem ser usados em demasia. Na alimentação para hipertensos, esse é um ponto de atenção, até porque no final do dia acabamos consumindo muito sal, afinal o sódio está presente em todas as preparações, inclusive nos doces.

Infusões são uma boa opção 

Uma sugestão são as infusões herbais, como camomila, hortelã, erva-doce e capim santo, em especial durante a noite, para ajudar a relaxar depois de um longo dia. Mas lembre-se: o ideal é tomar a infusão sem adoçar e em uma temperatura não muito quente! Uma dica para saber a temperatura adequada é conseguir “abraçar” a xícara com as mãos sem sentir desconforto.

Além da alimentação para hipertensos: faça uma reflexão antes de dormir

Como comentei acima, um dos pontos que afligem a pessoa hipertensa são as preocupações ao longo do dia e questões que acabam não sendo bem resolvidas.

Portanto, proponho a seguinte reflexão: De tudo o que você passou ao longo do dia, o que foi mais interessante? O que foi bacana, o que não foi tão legal? O que você fez ao longo do dia para impactar o outro?

Isso ajuda a reconhecer pontos em que precisamos trabalhar e dar mais atenção, lidando melhor com as frustrações e com o outro, estabelecendo relações mais saudáveis. A antroposofia observa diversos aspectos e nuances da nossa vida, cada pequeno ponto que constitui quem somos.

Leia também: A nutrição como prevenção da hipertensão

Alimentação para hipertensos: como escolher os alimentos?

Escolher os alimentos no mercado é o começo dos cuidados com a alimentação para hipertensos. Em relação às frutas, por exemplo, o ideal é optar pelas menos doces, como morango, pera ou cítricas, além das frutas típicas da época.

Em contraponto, o hipertenso costuma ter problemas com constipação, nesse caso o mamão também é indicado, pois é uma fruta que funciona como laxante, além de ser boa para a digestão.

Legumes e verduras

Em relação às verduras e legumes, minha sugestão é dar preferência às verduras amargas e verde-escuras, cuidando do fígado e intestino. Isso porque a pessoa hipertensa pode ser biliosa, ou seja, costuma ter questões ligadas à raiva. Então, optar por rúcula, brócolis, couve-de-bruxelas, entre outras pode ser uma boa opção na alimentação para hipertensos.

Mas, mesmo com todas essas sugestões, é primordial realizar um acompanhamento com um especialista. Apenas ele poderá determinar, dentro das suas necessidades e limitações, o que é ideal para o seu organismo!

Doença x cura: como são vistas pela antroposofia?

Como citamos acima, na antroposofia a doença é interpretada como um desajuste do nosso corpo, mente e espírito. Todos os tratamentos antroposóficos, sobretudo a nutrição, são realizados considerando a biografia do paciente e não somente a patologia que ele apresenta.

Nesse momento, se apresenta a possibilidade de repensar nos caminhos da vida, no que realmente gosta e importa e entender qual parte está em desequilíbrio. Existem também algumas terapias complementares que atuam de forma positiva nessa jornada, como a homeopatia, terapia artística, euritmia, aromaterapia com óleos essenciais e florais que podem auxiliar na hipertensão e em muitas outras situações. 

Compreende-se que o processo de cura está intimamente ligado com o acolhimento e entendimento da biografia. Isso pode não significar a cura da patologia, mas contribui para o descobrimento de quem a pessoa é, e isso é precisamente o que constitui o processo de cura.

O que achou das sugestões sobre alimentação para hipertensos? Clique no botão abaixo para conversarmos melhor sobre o assunto.

Share This